Quando sós, morcegos vampiros (hematófagos) emitem sons únicos e variados

Fonte: Diário Digital (Portugal) 

Apesar da fama de maus, os morcegos vampiros são criaturas extremamente sociáveis. Uma nova pesquisa mostrou que, para manter contacto com os demais, cada morcego cria uma «assinatura» vocal única, que tende a usar quando está isolado.

Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada na revista de acesso aberto PLoS ONE. Gerald Carter, doutorado da Universidade de Maryland, e os seus colaboradores estudaram vocalizações de três diferentes espécies de morcegos que lambem sangue.

Cada cria de morcego, quando está sozinha, emite um chamamento só seu, que facilita o reconhecimento por parte das mães, as quais vão ao seu encontro mais directamente. Seria esperado que mantivessem esses sinais vocais mesmo durante a fase adulta.

Após analisarem gravações de ultra-som de indivíduos de diferentes colónias da cada espécie, os cientistas identificaram as assinaturas individuais em animais em isolamento.

A análise dos padrões de variação da estrutura dos chamamentos, em termos de quantidade de informação, revelou que existe muito mais variação individual em cada chamamento do que variação entre diferentes espécies ou colónias. Essa variação pode até conter mais informações do que a mera identidade «pessoal» do morcego.

 

Nota do GPME:

Artigo em PDF da revista PloS ONE

Leave A Comment